Economia

Volume de negócios na indústria abranda em Maio penalizado pelo mercado interno e externo

  • 8 de Julho de 2015
  • 480 Visualizações, Última Leitura a 15 Outubro 2019 às 02:12
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O índice de volume de negócios na indústria registou um crescimento homólogo de 0,4% em Maio, valor que contrasta com o crescimento de 4,6% em Abril.

O mercado externo apresentou um abrandamento do ritmo de crescimento e o mercado interno “passou de um aumento homólogo de 1,1% em Abril, para uma redução de 3,0%”.

O ritmo de crescimento dos negócios na indústria abrandou em Maio.

O índice de volume de negócios na indústria registou um aumento homólogo nominal de 0,4% no quinto mês de 2015, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apresentados esta quarta-feira, 8 de Julho.

Este abrandamento deve-se tanto ao comportamento do mercado interno como do mercado externo.

De acordo com os dados do INE, o índice relativo ao mercado externo teve um crescimento de 4,8%, valor que contrasta com o aumento de 9,1% em Abril.

Olhando para o mercado interno verifica-se que o índice passou de um aumento de 1,1% Abril para uma redução de 3% em Maio.

"A evolução do índice relativo a este mercado foi determinada, sobretudo, pelo comportamento dos índices dos agrupamentos de Energia e de Bens Intermédios, que apresentaram diminuições homólogas de 3,3% e 5,4%, respectivamente, quando em Abril tinham registado variações de 1,8% e 0,0%, pela mesma ordem.

O índice do agrupamento de Bens de Consumo foi o único a apresentar uma variação homóloga positiva, 0,5%, após ter diminuído 1,2% em Abril", refere o gabinete nacional de estatística.

No que diz respeito ao índice de emprego registou-se um aumento homólogo de 1% em Maio, o que contrasta com o crescimento homólogo de 1,4% registado em Abril.

As remunerações obtiveram um crescimento homólogo de 3,4%, face aos 4% em Abril.

E o índice de horas trabalhadas registou um aumento de 1,3% no quinto mês deste ano, sendo que em Abril o aumento foi de 0,9%.

Fonte: Jornal de Negócios

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Um mais Quatro? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos