Economia

Economia da área do euro acelerou para máximos de Maio de 2011

  • 3 de Julho de 2015
  • 458 Visualizações, Última Leitura a 23 Março 2019 às 01:07
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O índice PMI para a Zona Euro acelerou em Junho para 54,2 pontos, um valor ligeiramente acima do apresentado na primeira leitura, publicada no final do mês passado.

Esta leitura confirma uma aceleração para máximos de quatro anos, apesar da crise na Grécia.

A economia da Zona Euro acelerou em Junho para o valor mais elevado desde 2011.

De acordo com os dados revelados esta sexta-feira, 3 de Julho, o índice composto de gestores de compras (PMI) da Markit Economics para a Zona Euro subiu para os 54,2 pontos, o valor mais elevado desde Maio de 2011.

Este valor fica ligeiramente acima da primeira leiturapublicada no final de Junho, que apontava que este indicador que mede a evolução dos serviços e da indústria situava-se nos 54,1 pontos.

Em Maio este indicador estava nos 53,6 pontos.

O documento publicado hoje explica que as taxas de crescimento melhoraram tanto no sector da indústria como dos serviços durante o mês passado. A produção industrial cresceu ao ritmo mais rápido num ano.

Por sua vez, os negócios no sector dos serviços expandiram ao ritmo mais rápido desde Maio de 2011.

"Apesar da escalada da crise grega na segunda metade do mês, o PMI final de Junho ficou ligeiramente acima da estimativa ‘flash’, sugerindo que a agitação [devido à Grécia] teve pouco impacto na economia real", defende Chris Williamson, economista-chefe  Markit Economics, em comunicado.

"A combinação dos estímulos do Banco Central Europeu com uma baixa inflação aparenta estar a impulsionar os gastos entre os consumidores e as empresas, compensando a ansiedade em relação" a uma possível saída da Grécia do euro, acrescentou.

"Contudo, com o crescimento dos novos negócios a abrandar pelo terceiro mês, o inquérito revela que alguns riscos de aversão estão a crescer o que pode atingir o crescimento nos próximos meses se a crise grega não for resolvida em breve".

Fonte: Jornal de Negócios

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos