Economia

Observatório defende novas ofertas turísticas

  • 14 de Dezembro de 2009
  • 232 Visualizações, Última Leitura a 20 Novembro 2017 às 19:19
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A oferta turística dos Açores poderá ser enriquecida com o aproveitamento em actividades de lazer e saúde das águas geradas pela produção de energia geotérmica e através do uso do mar para fins terapêuticos (Talassoterapia).

A ideia é defendida num estudo que o Observatório Regional do Turismo (ORT) apresenta segunda-feira na Ribeira Grande, concelho da ilha de São Miguel, em que funciona o único centro produtor de geotermia em Portugal.

Segundo adiantou ontem o presidente do ORT, Carlos Santos, a Região apresenta vantagens comparativas para lançamento do segmento do turismo de saúde e bem-estar, que deve surgir associado ao projecto de divulgação do arquipélago como “ilhas verdes”.

Um inquérito realizado pelo Observatório do Turismo no âmbito do estudo revelou a existência de interesse dos operadores para utilização de novos serviços nessa área, vistos, porém, como elementos de um conjunto que integra outros produtos ligados à natureza e ao golfe, por exemplo, referiu Carlos Santos.

O documento sublinha, também, a importância de perspectivar os equipamentos com um duplo objectivo, o de servir visitantes e a população residente.

Face aos elevados encargos associados à criação de estruturas e tendo em conta a circunstância de se tratar de actividades inovadoras na Região, Carlos Santos admite a necessidade do estabelecimento de parcerias público-privadas.

Recorde-se que o Governo açoriano anunciou recentemente o lançamento de um projecto de investigação, para potenciar o estudo e o aproveitamento dos recursos hídricos regionais, a ser desenvolvido em colaboração com o Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (INOVA).

O estudo vai incidir nos pólos termais tradicionais como a Ferraria, Carapacho, Varadouro e nas áreas de elevado potencial termal, como Furnas e Caldeiras da Ribeira Grande, em São Miguel e Posto Santo, na Terceira.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Três? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos