Economia

Cavaco Silva apela à inovação para aumentar competitividade

  • 10 de Dezembro de 2009
  • 238 Visualizações, Última Leitura a 17 Novembro 2017 às 19:29
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Presidente defende que futuro está nas pequenas e médias empresas.

O Presidente da República, Cavaco Silva, sublinhou ontem a necessidade de aumentar a produtividade e de reforçar a competitividade da economia nacional. Para isso, Cavaco defende que a aposta deve estar nas PME e no aumento da sua capacidade de inovação.

"Será das médias e pequenas empresas e das comunidades locais que virá o suplemento que Portugal precisa para regressar a uma trajectória de desenvolvimento económico e social sustentável" afirmou no 3º Encontro PME Inovação Centro de Congressos do Estoril.

O chefe de Estado reconheceu que Portugal vive "ainda os efeitos de uma crise financeira e económica", mas apelou à capacidade de inovação das empresas.

Para Cavaco a solução passa pela "utilização de uma maior intensidade de conhecimento" e pela "aposta permanente na inovação".

"É durante a fase recessiva de um ciclo económico que mais claramente emergem as necessidades e os desafios aos quais a inovação pode responder", afirmou, acrescentando que "as debilidades das nossas relações comerciais só poderão ser atenuadas se as empresas melhorarem a sua capacidade concorrencial".

"Só por via da conquista de uma maior competitividade poderemos mitigar os constrangimentos estruturais da economia portuguesa, que a presente crise veio agudizar, nomeadamente ao nível das contas públicas, do desequilíbrio das contas externas e do endividamento ao exterior", disse ainda.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Sete mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos