Economia

Exportações aumentaram 4% no primeiro trimestre

  • 11 de Maio de 2015
  • 308 Visualizações, Última Leitura a 23 Fevereiro 2018 às 04:44
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Primeiros três meses do ano viram um aumento das vendas para o exterior e uma queda das importações, que ajudou a diminuir o défice da balança comercial.

As exportações nacionais somaram 12.169,6 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mostram os dados publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Ou seja, houve um aumento de 4% face ao período homólogo.

Os dados mostram ainda que, depois da quebra de Janeiro e da recuperação em Fevereiro, o mês de Março foi decisivo para a subida do primeiro trimestre, com as exportações a crescerem 10,9% - Março é, por norma, um mês positivo para as vendas ao exterior.

Já as importações recuaram 1,4% no primeiro trimestre, já que o crescimento de 10% em Março foi insuficiente para compensar a forte quebra dos dois primeiros meses de 2015.

Contas feitas, o défice comercial atingiu os 1.968,7 milhões de euros, menos 661,3 milhões do que no primeiro trimestre do ano passado.


Vendas para Angola em queda

Os primeiros três meses do ano ditaram uma alteração nos principais parceiros comerciais de Portugal, com o Reino Unido a ocupar agora o quarto posto dos principais mercados destino, ultrapassando Angola.

A quebra nos preços do petróleo atingiu com força a economia angolana, que cortou de forma significativa no investimento e nas importações. Em consequência, as vendas de Portugal para Angola somaram cerca de 552 milhões de euros entre Janeiro e Março, menos 23,6% do que no primeiro trimestre do ano passado.

 

Fonte: Diário Económico

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos