Economia

Procura excede vagas para peritos em certificação energética

  • 10 de Novembro de 2009
  • 218 Visualizações, Última Leitura a 23 Agosto 2017 às 00:38
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Cinquenta técnicos estão em formação em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, durante o mês de Novembro, para obterem credenciais de peritos em certificação energética de edifícios.

A Agência Regional para a Energia e Ambiente (ARENA), em cooperação com a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), iniciou um curso de formação de peritos para a Certificação Energética de Edifícios (RCCTE).

O curso, que irá formar um número alargado de peritos de todas as nove ilhas dos Açores, teve uma grande procura, de tal forma que não houve vaga para vinte dos setenta inscritos.

Segundo o administrador delegado da ARENA, está em aberto a possibilidade de organização de um novo curso para todos aqueles que não conseguiram ingresso.

“A qualidade dos formadores e o elevado nível de exigência, factores facilitadores para uma boa aquisição de conhecimentos, têm sido apontados como mais-valias deste processo formativo”, afirma o responsável em nota de imprensa.

O curso permitirá que os alunos tenham acesso ao exame de certificação no final do curso, obviando assim o exame intermédio dos módulos técnicos.

A correcção será também efectuada em regime de excepção, sendo os resultados publicados uma semana após a realização do exame.

Os que não obtiverem aprovação poderão repeti-lo uma semana após a correcção acompanhada.

Os peritos que saírem destes cursos poderão exercer a sua actividade por todo o território português, enquadrados pelo “Sistema de Certificação Energética” (SCE) nacional.

Nos Açores, estes peritos actuarão no âmbito do “Sistema de Certificação Energética dos Açores” (SCE-A) que tem a particularidade de incluir a peritagem de instalações de gás propano.

A ARENA e a CCAH estão já a preparar um curso de perito de gás, que irá dotar a Região do número de especialistas de gás suficientes para fazer face às solicitações do mercado a partir de 2010, quando o SCE-A entrar em vigor. Este curso irá também permitir aos peritos de RCCTE a formação e qualificação como peritos de gás.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Cinco mais Cinco? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos