Economia

Portos dos Açores melhorados

  • 9 de Novembro de 2009
  • 243 Visualizações, Última Leitura a 21 Outubro 2017 às 22:15
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A informação foi adiantada pelo secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro.

O Governo Regional dos Açores vai avançar com a construção de rampas nos portos de várias ilhas, para facilitar o transporte de passageiros e viaturas.

A informação foi avançada pelo secretário regional da Economia, que falava na cidade da Horta, à margem de uma audição parlamentar sobre as propostas de Plano Regional Anual e de Orçamento para 2010.

De acordo com Vasco Cordeiro, a criação de rampas nos vários portos irá “facilitar em muito o transporte de passageiros e de viaturas e, por essa via, contribuir também para uma maior dinamização dessa área de transporte”. Contudo o governante não especificou as ilhas que irão receber estas intervenções.

O responsável disse ainda que em 2010, o Governo vai dar início ao processo que conduzirá à substituição dos navios “Cruzeiro das Ilhas” e “Cruzeiro do Canal”, havendo também verba para “dar resposta às obrigações de serviço público de transporte marítimo no Grupo Central”, já fixadas pela Região.

Sobre novos navios, o secretário regional esclareceu que, atendendo a que as ilhas do triângulo geram um tráfego anual de quase meio milhão de passageiros, os mesmos terão uma “componente de passageiros muito forte”, se bem que, na actual fase dos estudos, “não se exclui a possibilidade de poderem transportar algumas viaturas”.

Quanto a obras portuárias, Vasco Cordeiro anunciou que o Governo vai avançar com a adjudicação das obras do reforço do molhe e construção do contra-molhe na Madalena do Pico, sendo que, na ilha do Faial, já decorre a empreitada de reordenamento da frente-mar.

Na área do turismo, o governante disse haver na proposta de plano para o próximo ano “um reforço de verbas para a promoção turística e desenvolvimento de investimentos no âmbito da valorização dos produtos turísticos” que a Região tem para oferecer.

Refira-se que na proposta de plano para 2010, a Secretaria Regional da Economia dispõe de uma dotação global da ordem dos 129,5 milhões de euros.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Oito mais Dois? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos