Economia

Gestão de resíduos é aposta prioritária do Governo

  • 9 de Novembro de 2009
  • 231 Visualizações, Última Leitura a 18 Dezembro 2017 às 14:50
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores foi apresentado por Alamo Meneses como uma das principais tarefas da secretaria neste mandato.

O secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, afirmou que essa aposta explica também que os “investimentos mais relevantes” no próximo ano se concentrem na área dos resíduos.

O governante adiantou ainda que para além dos investimentos já em curso nos centros de resíduos das Flores e da Graciosa, em breve arrancará também a obra no Corvo e estão a ser preparados os projectos relativos às restantes “ilhas da coesão”.

Álamo Meneses lembrou, todavia, que para além desses investimentos directos nas diferentes ilhas, “há todo um investimento que terá de ser feito no sistema de transportes e de gestão dos resíduos que vão ser exportados para triagem”.

O secretário regional destacou ainda outras áreas importantes do plano para 2010, como a protecção da orça costeira, com a realização de várias obras destinadas a garantir a segurança das populações que vivem junto ao mar, e a protecção da natureza, em particular a gestão das áreas naturais e a conservação da biodiversidade.

Na área da energia, o principal investimento dirige-se ao fomento da entrada no mercado açoriano das energias renováveis, com destaque para o programa PROENERGIA, que poderá traduzir-se num “grande aumento da procura do investimento nessa área”.

A Secretaria do Ambiente e do Mar está dotada no plano para o próximo ano com uma verba da ordem dos 61,2 milhões de euros.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Três mais Sete? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos