Economia

Investimento na Terceira ascende a 153,8 milhões

  • 27 de Outubro de 2009
  • 198 Visualizações, Última Leitura a 19 Agosto 2017 às 03:33
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

A ante-proposta de Plano do Governo Regional para 2010 prevê um volume de investimento público na ilha Terceira de 153,56 milhões de euros, segundo o documento a que DI teve acesso.

O investimento previsto para a ilha representa 18,8 por cento do investimento global previsto para os Açores (814,2 milhões de euros), sendo o segundo maior na análise por ilhas (São Miguel concentra mais de 28 por cento do investimento previsto para 2010).

Por valor de obras, a construção da escola Ferreira Drummond, em São Sebastião, conta com 6,6 milhões de euros previstos na ante-proposta do Plano para 2010.

O documento prevê também verbas para o Laboratório Regional de Veterinária e para o Parque de Exposições da Terceira, embora não especifique os montantes: para instalações veterinárias prevê 8,8 milhões de euros; e para parques de exposições prevê 5,7 milhões de euros – o que permite assumir que pelo menos parte desse valor será para esses dois projectos.

Com verbas reservadas claramente estão a nova biblioteca de Angra, que se encontra em construção (o Plano reserva 10,1 milhões de euros para a obra), a construção do quartel de bombeiros de Angra do Heroísmo (2,8 milhões) e o Terminal de Cruzeiros do Porto de Angra do Heroísmo (um milhão de euros). Este valor, ao que apurou DI, destina-se a estudos e projectos.

Remodelação do Lar de Idosos da Praia (um milhão de euros), ampliação da escola EBI de Angra (500 mil euros), intervenção no Hospital da Boa Nova (150 mil), Parque Desportivo da Terceira (400 mil), requalificação do Estádio João Paulo II (25 mil), Centro de Dia e de Convívio do Porto Judeu (50 mil), remodelação da creche e jardim de infância da Terra-Chã (500 mil), novas instalações do Centro de Actividades Ocupacionais da Praia (50 mil), apoios à recuperação de casas afectadas por térmitas (780 mil), requalificação do porto da Praia (3,5 milhões) e intervenções na aerogare civil das Lajes (2,9 milhões) são outros investimentos com referência explicita na ante-proposta de Plano para 2010.

A ante-proposta de Plano do Governo Regional para o próximo ano demonstra uma ligeira redução dos investimentos previstos para a Terceira em relação ao Plano de 2009 (menos 200 mil euros) e um aumento superior a 19 milhões de euros comparativamente ao Plano de investimentos anunciado para 2008.

A ante-proposta de Plano deve ser discutida no parlamento regional no plenário de Novembro.

Comentários

Deixar Comentário

Quantos são Dois mais Nove? O que é isto?

Pesquisar

Conhecer Todos
Conhecer Todos