Empresas cumprem com parâmetros de Higiene e Segurança Alimentar

• 14 de Maio de 2009

As empresas e indústrias do sector alimentar das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa cumpriram, nos últimos 3 meses, de forma exemplar com todos os parâmetros da Higiene e Segurança Alimentar.

De acordo com o tratamento estatístico feito no primeiro relatório trimestral de 2009 elaborado pelo Programa QualimAçores, da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), registou-se “uma evolução positiva dos controlos analíticos realizados nas empresas inscritas no programa”.

As análises laboratoriais feitas, quer aos produtos alimentares, quer aos indicadores de higiene dos estabelecimentos (zaragatoas), assinalam um aumento significativo de valores “bom”, especialmente nos sectores de restauração, panificação e lacticínios.

Segundo o relatório, essa melhoria justifica-se por uma crescente sensibilidade dos empresários e colaboradores “para a necessidade e importância da implementação do Autocontrolo”, assim como por uma “maior consciencialização das suas responsabilidades e da importância das boas práticas de manipulação e higiene na segurança dos alimentos”.

O Programa QualimAçores conta, neste momento, com 85 empresas inscritas, das quais, 50 na Ilha Terceira, 20 em São Jorge e 15 na Graciosa. Está dividido pelos sectores de restauração, talhos, aperitivos, panificação, frutarias, comércio alimentar, lacticínios e indústria.

O objectivo do programa é apoiar as empresas do sector alimentar, Associadas da CCAH, no desenvolvimento de sistemas de segurança alimentar, sensibilizando-as para a promoção da qualidade, através de consultoria, formação e análises microbiológicas. Permite garantir o fornecimento de alimentos seguros e com qualidade ao consumidor, a diminuição de custos operacionais, redução de perdas, maior credibilidade junto dos clientes, maior competitividade do produto na comercialização e garantia de atendimento dos requisitos legais dos Ministérios da Saúde e Agricultura e de legislações internacionais.

Durante o mês de Maio o QualimAçores tem abertas inscrições, bastando, para o efeito, contactar o Departamento de Formação Profissional da CCAH.