“Sabores do Atlântico” para promover a Gastronomia açoriana

• 12 de Fevereiro de 2009

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) lançou, hoje, o projecto “Novos Rumos para a Gastronomia Açoriana”, que resultou em 12 programas de televisão e rádio denominados “Sabores do Atlântico”, bem como num livro multimédia e uma página Web a lançar brevemente.

De acordo com o presidente da CCAH, o projecto, co-financiado pelo PRODESA, tem como grande objectivo “incentivar a criatividade na restauração local”, com vista a “diversificar a sua oferta e aumentar a afluência de clientes”. Para isso, a CCAH promoveu, nos programas, a utilização de produtos endógenos, ditos tradicionais, mas trabalhados no contexto de uma cozinha moderna, ultrapassando as chamadas receitas tradicionais.

Segundo Sandro Paim, o “sector da restauração necessita de se adaptar à modernidade e introduzir cada vez mais processos de qualidade, fazendo face às exigências e necessidades dos turistas que nos visitam, bem como da população local”.

A promoção da gastronomia enquanto produto turístico e o estímulo ao empreendedorismo e inovação são outras finalidades da CCAH. A Associação Empresarial pretende dar continuidade a este projecto, desenvolvendo formações específicas na área da culinária e do atendimento e incrementando workshops de “Inovação e Criatividade na Gastronomia”.

Os programas de televisão “Sabores do Atlântico” foram gravados nas Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge e serão transmitidos na RTP Açores, com apresentação do gastrónomo Eduardo Reis, enquanto os programas de rádio serão emitidos na Rádio Horizonte.