Empresários fazem balanço positivo das vendas no Natal

• 9 de Janeiro de 2009

Com vendas razoáveis e negócios idênticos aos do ano passado, a maioria dos empresários que responderam ao inquérito lançado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), faz um balanço positivo do volume de negócios na época de Natal.

De acordo com os resultados do inquérito, 37% dos empresários das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, consideram que as vendas foram boas ou muito boas, 40% razoáveis e 23% más. Tendo em conta somente o ramo do comércio, as respostas revelam resultados ainda mais satisfatórios: 46% fazem balanço positivo e apenas 8% dizem que as vendas foram más.

No entanto, do total de respostas positivas, o lucro contabilizado, em comparação com as vendas do ano 2007, foi reduzido. A maioria situa a margem de lucro entre os 5 e 10%.

Pelo contrário, 31% dos empresários que consideraram as vendas más têm quebras bastante acentuadas: entre os 25 e 30%. A culpa, consideram 41% dos empresários, é do menor poder de compra dos consumidores. 26% apontam a retracção do consumo e 15% a concorrência desleal como razões pela quebra do volume de vendas.

Quanto às campanhas desenvolvidas pela CCAH (Catálogo, Sorteio de Viagens, Distribuição de Folhetos, Som de Rua, Passagem Modelos e Montras Vivas), 44% dos empresários que aderiram às mesmas acham que estas trouxeram mais-valias às vendas, e 33% consideram que não surtiram efeito. De salientar que de acordo com as respostas ao inquérito, 70% dos associados voltariam a participar em novas acções.

A CCAH registou 174 inscrições para as campanhas de Natal e contabilizou mais de 28000 cupões no sorteio de Natal, o equivalente a compras superiores a 560.000,00€.

Tendo em conta o sucesso da iniciativa, e a elevada participação dos associados, a Associação Empresarial das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa voltou a desenvolver uma campanha promocional para a época dos saldos, que decorre até ao final de Fevereiro, com o objectivo de incentivar as vendas no comércio tradicional. Desta vez, a CCAH vai sortear 6 prémios: telemóveis, leitores de áudio ipod e leitores de dvd’s, com os vencedores conhecidos a 09 de Março.

(À esquerda pode descarregar ficheiro PDF com os resultados totais do inquérito)