Comunicação e Eventos

10ª edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira

  • Download
  • 15 de Março de 2019
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Decorre, de 20 de março a 14 de abril, a 10ª edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, em 16 restaurantes da Ilha.

Durante o período do Festival, os Restaurantes aderentes vão dispor de uma ementa especial, inovadora e à base de produtos regionais, pelo preço de 14 euros, composta por entrada, três pratos principais e sobremesa. Os clientes optam por um dos pratos principais, carne, peixe ou vegetariano que, este ano, substitui a opção saudável. Para os mais novos, está disponível um menu criança, por 6 euros, com prato e sobremesa. As ementas especiais estarão traduzidas nas línguas inglesa e espanhola, facilitando a consulta dos visitantes.

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e cofinanciada pelo PO Açores 2020, é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. Participam, nesta edição do Festival, os restaurantes: A Barrica; Albergaria; Azoris Angra Garden; BirouBar; Cais de Angra; Chefes do Pátio; Clube de Golfe da Ilha Terceira; Hotel Beira-Mar (Restaurante Beira-Mar); O Castelinho; Osteria Azzorre; Q.B.; R3; Rocha; Sabores do Chef, Terceira-Mar Hotel (Restaurante Monte Brasil); VerdeMaçã. Os menus poderão ser consultados no site da CCAH, em http://www.ccah.eu/  ou no Facebook da Associação Empresarial, em https://www.facebook.com/camaracomercioah a partir do início da próxima semana.

Os melhores pratos serão premiados, após o final do festival, contando com as votações do público e do júri, com um peso distribuído de 50/50. O júri efetua a sua votação antes do início do Festival, através de provas cegas com apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória.

A iniciativa foi antecedida por dois workshops específicos para o setor da restauração, também com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória. De 28 de Janeiro a 01 de Fevereiro, decorreu o workshop de Serviço e Venda de Vinhos na Restauração, com o escanção Victor Pinho. De 05 a 07 Fevereiro, o workshop “Alimentos com Conhecimento - Ementas para Pedidos Especiais”, no sentido dos restaurantes terem preparados cardápios específicos para pedidos especiais específicos (celíacos, intolerantes à lactose, diabéticos, hipertensos, colesterol elevado, entre outros).

No total das 9 edições anteriores do festival foram servidas cerca de 70.000 refeições especiais, movimentando montantes globais superiores a um milhão de euros.  

Iniciativas especiais – 10 anos de Festival

Como forma de celebrar a 10ª edição, a CCAH vai promover mais 3 iniciativas durante o ano 2019, distintas, mas complementares ao Festival.

Assim, durante 10 meses, com início em Abril, os restaurantes aderentes oferecem 10% de desconto sobre o valor da fatura do cliente, em todos os dias 10 de cada mês. O desconto é apenas na ementa do restaurante, exceto pratos do dia e não disponível para menus especiais.

Em Abril realiza-se, também, o jantar comemorativo dos 10 anos do Festival de Gastronomia. Uma refeição especial, confecionada pelos chefs vencedores dos respetivos troféus entregues no final da 10ª edição do Festival de Gastronomia da Ilha Terceira, com o valor angariado com as vendas do jantar a ser atribuído a uma Instituição de Solidariedade.  

Entre os meses de Setembro e Dezembro, o Festival terá uma edição especial, com menus de degustação. Às sextas e sábados, os restaurantes aderentes vão elaborar menus especiais de degustação, com entrada, dois pratos e sobremesa, acompanhados de bebida. Em cada fim-de-semana, apenas estará disponível o menu de degustação de cada um dos restaurantes aderentes.

Pesquisar

Mais recentes na Galeria

Ver Galeria