Ligação da Delta Airlines promovida pela embaixada dos EUA

• 9 de Janeiro de 2018

No âmbito das notícias vindas a público no final do ano transato, que davam conta que a Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) teria assumido ter promovido a ligação que vai ser realizada pela Delta Airlines entre a cidade norte-americana de Nova Iorque e Ponta Delgada, como medida de compensação ao downsizing da Base das Lajes, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), em reunião de direção, deliberou:

1. Solicitar, por via de cartas escritas, esclarecimentos ao Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal e ao Presidente do Governo Regional dos Açores, exigindo a total transparência quanto ao assunto em causa. Nomeadamente, questionar qual a responsabilidade da embaixada dos EUA na vinda da companhia Delta Airlines para os Açores e se esta vinda faz ou não parte da contrapartida do “downsizing” das forças norte-americanas na Base das Lajes.

2. Demonstrar a sua total indignação com a postura da SATA AIR Açores em relação ao desenvolvimento do turismo para as ilhas do grupo central. É sabido que existem um conjunto de operadores e Destination Management Companie (DMC), responsáveis pela operação da DELTA, que querem promover a vinda de turistas desta ligação para as ilhas do grupo central. No entanto, mas mais uma vez, a SATA apresenta-se como um constrangimento a este desenvolvimento, não apresentando preços competitivos a estes operadores e DMC. Importa, ainda, realçar que o período de maior venda de pacotes turísticos nos EUA é Janeiro e Fevereiro, pelo que é urgente a resolução deste entrave ao desenvolvimento da economia do grupo central.

Refira-se que a CCAH já se reuniu com o Município de Angra do Heroísmo e o Município da Praia da Vitória, manifestando a sua preocupação com as notícias publicadas. A preocupação foi acompanhada, igualmente, pelos Municípios da Ilha Terceira, tendo ficado acordado que cada entidade iria desenvolver as ações que entendesse sobre o assunto para o apuramento da verdade das notícias veiculadas.