Projeto de requalificação de zonas turísticas apresentado na ilha Terceira

• 30 de Novembro de 2017

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) apresenta no dia 04 de dezembro, a partir das 16h00, no Museu de Angra do Heroísmo, o projeto de Interreg “Innovatur”, de requalificação de zonas turísticas.

A CCAH participa no projeto Innovatur, no âmbito do PCTMAC 2014-2020, em parceria com o Cabildo de Tenerife, o Turismo de Tenerife, a Factoria de Innovacion Turistica de Canarias e a ACIF - Câmara do Comercio e Indústria da Madeira. Com este projeto pretende-se potenciar modelos para a promoção da inovação e renovação na oferta comercial e de alojamento das pequenas e médias empresas em zonas turísticas degradadas.

Na Sessão de dia 04 de dezembro, será apresentado um trabalho de análise de oportunidades que inclui um diagnóstico espacial dos tecidos urbanos e empresarias e estudo de mercado do turista que visita a Ilha Terceira na época alta. O diagnóstico espacial visou a análise e geo-referenciação do tecido urbano e empresarial nos centros urbanos da ilha, e a identificação dos locais suscetíveis de se operarem mudanças na sua utilização, através da reabilitação ou reorientação do seu uso. O estudo de mercado do turista resulta dos inquéritos efetuados aos visitantes na ilha Terceira, designadamente seus desejos, expectativas, balanço da visita e oportunidades por explorar na hotelaria e comércio. A Sessão de apresentação inclui, por isso, projetos preliminares de zonas a requalificar na ilha Terceira. Além disso, será apresentado o “Innovatur”, e descrito o exemplo do Puerto de la Cruz, em Tenerife, nas Ilhas Canarias, como caso de sucesso de inovação na renovação de destinos turísticos.

O projeto “Innovatur” compreende vários objetivos, dos quais se destacam: o desenvolvimento e implementação de novos modelos de negócios para as PME; a capacitação para o posicionamento no mercado local, nacional e internacional de empresas e agrupamentos de empresas; o desenvolvimento de ações diretas de apoio empresarial para a geração de emprego qualificado, graças à aplicação de modelos sustentáveis e de inovação.

As inscrições para assistir e participar na Sessão são livres, mas limitadas aos lugares disponíveis, e devem ser efetuadas junto da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, através do email marketing@ccah.eu ou do telefone 295 204 810.