Conferência sobre produtos turísticos de natureza, militar e marítimo

Os produtos turísticos de natureza, militar e marítimo são os três temas em destaque na conferência de “Turismo”, que se realiza a 05 de maio, entre as 10h45 e as 18h00, no auditório do Museu de Angra do Heroísmo.

Organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), a iniciativa insere-se no ciclo de conferências “Cooperação e Competitividade 2017”, que tem como objetivo promover uma reflexão sobre temáticas relacionadas com os principais setores de atividade da Região Autónoma dos Açores, tendo sempre por base o crescimento e desenvolvimento sustentável dos Açores.

A conferência tem o seu início às 10h45, com a Sessão de abertura pela Direção da CCAH. O primeiro painel, «Turismo de Natureza» começa a partir das 11h00, com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Arouca, José Neves, sobre o “Caso de sucesso dos Passadiços de Paiva e o seu impacto no Turismo” e do Presidente da Direção do Geoparque Açores, Luis Botelho, acerca do Geoparque da Região, “O que já foi feito e projetos futuros”. Modera o primeiro painel o Professor Eduardo Dias, da Universidade dos Açores. Depois de uma pausa para almoço, a conferência regressa a partir das 14h00, com o tema do “Património histórico-militar Nacional”. O painel conta com quatro intervenções. São oradores a Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal, Teresa Ferreira, com uma perspetiva do “Turismo militar a nível nacional”, o secretário-geral da Associação do Turismo Militar Português, João Pinto Coelho, com uma exposição acerca da Associação, o Diretor do Museu de Angra do Heroísmo, Jorge Paulus Bruno, vai abordar o “Potencial do turismo militar na ilha Terceira e o Comandante do Regime Guarnição nº1, Coronel Rebouta Macedo, acerca do “Património militar visitável e potenciais novos pontos de visitação”. O painel é moderado pelo museólogo Francisco Maduro-Dias. Às 16h30 tem início o 3º painel, sobre a “Preservação de Reservas Marinhas”. São oradores o responsável pela criação de recifes artificiais e naufrágios na Madeira, Tenente Coronel Alberto Braz, que vai falar sobre o “Processo de criação e implementação de recifes artificiais” e o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Mora Porteiro, com uma apresentação acerca das “Áreas marinhas protegidas – pesca e mergulho recreativo”. É moderador o Professor da Universidade dos Açores, João Pedro Barreiros. A conferência encerra com intervenção da Delegada do Turismo de Lisboa, Ana Cristina Ávila, em representação da Direção Regional do Turismo.

As inscrições para participar na conferência são livres, mas limitadas aos lugares disponíveis. Devem ser efetuadas junto da CCAH, através do email geral@ccah.eu ou pelo telefone 295 204 810. Para os Associados da CCAH, a inscrição inclui a entrega gratuita de relatório da atividade empresarial Informa DB, com a comparação com o setor, balanço e demonstração de resultados, caraterização, incidentes e avaliação de risco.

Esta é a terceira iniciativa das conferências “Cooperação e Competitividade 2017”. As anteriores foram acerca do “Turismo de Saúde” e a “Agroindústria”. O ciclo é cofinanciado pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).