Comunicação e Eventos

Azorean Cheese Fest promove encontros e conferência sobre queijo

  • Download
  • 22 de Março de 2017
    • *
    • *
    • *
    • *
    • *

Conferência sobre a temática do queijo, fórum de produtores de queijo da Região, menus especiais e tábuas de queijo na restauração, promoção e venda de produtos regionais, show cooking e exposição de trabalhos com o tema do queijo. São as principais vertentes do Azorean Cheese Fest, iniciativa que decorre entre 31 de março e 09 de abril, em São Jorge, desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge (NESJ) e apresentada ontem, em conferência de imprensa, pela Direção do Núcleo Empresarial.

Segundo disse João Paulo Oliveira, presidente de Direção do Núcleo Empresarial da CCAH, “a nossa pretensão é criar um evento referência ao nível do produto mais icónico da gastronomia açoriana e um dos pilares da economia da Região”. A iniciativa tem quatro vertentes complementares: Workshops para profissionais da restauração, Semana do Queijo nos restaurantes locais, Fórum dos produtores de queijo dos Açores e Azorean Cheese Fest, com palestras, exposição e venda de produtos.

Os workshops para Profissionais de cozinha realizaram-se na Escola Profissional da Ilha São Jorge, de 07 a 10 do presente mês de Março, com Formadores da Escola Profissional da Praia da Vitória. Participaram 12 profissionais de restaurantes de São Jorge, das áreas de cozinha e serviço de sala. Entre 31 de Março a 9 de Abril o público poderá ver os resultados desses workshops, nos restaurantes Açor, Booka e Os Amigos, aderentes a esta iniciativa. Estarão disponíveis duas variantes de tábuas de queijos, um prato principal e uma sobremesa com base no queijo.

No dia 07 de Abril realiza-se um fórum com mais de uma dezena de Produtores de Queijo um pouco de toda a Região dos Açores, desde o Faial, Pico, Terceira, São Miguel, Graciosa e São Jorge. Pretende-se, no fórum, debater questões ligadas ao Setor, com o objetivo de identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias de forma a valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas. Após o Fórum, os produtores presentes vão ter, ainda, a oportunidade de participarem num workshop sobre novas tendência e inovação, com o chef Raul Sousa, da Escola Profissional da Praia da Vitória.

No dia 08 de Abril ocorre, então, na Escola Profissional da Ilha São Jorge o evento Azorean Cheese Fest aberto ao público. O evento conta com palestras sobre a temática do queijo em diferentes variáveis, exposição de trabalhos dos alunos das escolas de São Jorge, degustação e venda de queijos e outros produtos regionais, e show cooking sobre a temática do queijo. A iniciativa começa a partir das 09h30 e termina às 19h30. No âmbito da conferência estão agendados três painéis, cada qual com três oradores convidados. O primeiro é sobre «O Queijo de São Jorge – história, património e turismo», com os temas “Património, Recurso de Desenvolvimento”, “História Queijo São Jorge e Perspetiva local” e “Roteiros agro culturais”. Depois de almoço, decorre o segundo painel acerca de «O Queijo – dos Açores para o Mundo», sobre as temáticas “Processamento do Queijo nos Açores”, “Produção e consumo de queijo em Portugal” e “Perspetiva Internacional no âmbito do Consumo e Exportação”. Para finalizar, o terceiro painel centra-se nas tendências e oportunidades, com palestras acerca de “Tendências e Novas Oportunidades em Queijos”, “Oportunidades nas grandes superfícies nacionais” e das “Oportunidades em lojas especializadas e na restauração”.

Segundo o Presidente do Núcleo Empresarial de São jorge, o evento está aberto a toda a população, “não só os entusiastas pelo queijo, mas todos aqueles que, de alguma forma, valorizam a produção local, e acreditam no potencial dos nossos produtos, e na capacidade de inovação de forma a atingirmos outros mercados”. A participação é livre, mas necessita de inscrição prévia, de modo a garantir lugar para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge.  

Esta iniciativa é cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e conta com o apoio da Confraria do Queijo de São Jorge, Câmara Municipal de Velas, Câmara Municipal da Calheta, Escola Profissional da Ilha de São Jorge e Escola Profissional da Praia da Vitória.

Pesquisar

Mais recentes na Galeria

Ver Galeria