Ciclo de workshops para qualificação turística na Ilha Terceira com segunda edição

• 3 de Março de 2017

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) está a promover a segunda edição do ciclo de workshops para qualificação turística na Ilha Terceira (qt3), direcionado aos agentes do setor do turismo, com ações específicas nas áreas do marketing digital, história e cultura, biodiversidade, imagem, atendimento, gestão e limpeza em unidades de alojamento, serviço de bar ou cozinha.

O novo ciclo “Qualificação Turística Ilha Terceira” visa a melhoria e/ou incremento dos conhecimentos de todos os que tenham contato direto ou indireto com os visitantes, garantindo, assim, mais e melhor informação a quem nos visita. A iniciativa é cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e realiza-se entre março e maio de 2017. Inclui a realização de 10 workshops, com um total de 89 horas de abordagens em diversas temáticas. Seis dos workshops possibilitam, ainda, consultoria individualizada em cada empresa participante.

Entre 13 e 16 de março realiza-se uma ação em “Bartending, técnicas e cocktails contemporâneos”, com 12 horas de workshops na Escola Profissional da Praia da Vitória, mais a possibilidade de 2 horas de consultoria por empresa. Os workshops estão direcionados para os profissionais de bar, e vão abordar conteúdos relacionados com o professional bartending, os sistemas e organização de bar, as técnicas de bar modernas e inovadoras, os cocktails contemporâneos e New Trend Flair profissional.

A 15 de março arranca o workshop de “Roteiros Históricos e Culturais da Ilha Terceira” ministrado por Francisco Maduro-Dias. Dividem-se em sessões de sala e visitas de campo, com um total de 12 horas, onde serão transmitidas propostas de desenvolvimento de roteiros, personalizáveis e adaptáveis, e conteúdos acerca da muralha da “Marina de Angra do Heroísmo como varanda da História da cidade” e do Liberalismo na Ilha Terceira.

A 25 de março realiza-se um workshop de 8 horas, sobre “Facebook Marketing - Especial Turismo”. A ação prevê, ainda, a possibilidade de duas horas de consultoria por empresa.

Especificamente para as Unidades de Alojamento, estão programadas 3 ações. A primeira ação, com dois workshops de 4 horas cada, decorre a 07 e 19 de abril, sobre “Atendimento, Contratação e Fidelização em Unidades de Alojamento”. Serão abordados conteúdos pela formadora Catarina Varão, relacionados com marketing e gestão hoteleira, atendimento e hospitalidade, contratação e gestão da rentabilidade, e ações comerciais e comunicação online (e offline). Os workshops preveem, ainda, a possibilidade de coaching com cada participante. A segunda ação direcionada para as Unidades de Alojamento é sobre “Como controlar os custos da sua Unidades de Alojamento”, no dia 02 de maio. Serão abordados os processos de compras, a gestão financeira, o revenue management – formulação de preço e maximização receitas e o impacto dos custos na qualidade do serviço. A ação prevê, ainda, 2 horas de consultoria por participante. A 15 e 16 de maio, decorre a ação sobre “Limpeza e arrumação de quartos em unidades de alojamento”, na Escola Profissional da Praia da Vitória, com possibilidade de consultoria individualizada de 3 horas nas unidades de alojamento.

Para os guias e empresas de animação turística, estão agendadas duas ações. A primeira sobre “Geologia e Vulcanologia”, decorre a 05 de maio, com sessão em sala, e 06 de maio, com visitas de campo. Abordará a geologia dos Açores, vulcanismo e sismicidade, geodiversidade e geosítios. A segunda ação é sobre biodiversidade marinha, no mês de maio, em datas a determinar conforme estado do mar.

Direcionado para as lojas de comércio e serviços, está agendado o workshop, com consultoria pela formadora Regina Pinheiro, com o tema “Imagem da Empresa: Bem-Vindo à Terceira!”. A ação decorre entre 08 e 13 de maio e visa distinguir as diferenças na seleção do produto a expor para o cliente local e o turista, bem como abordar as tendências internacionais, aplicações e sites e fornecer tutoriais variados sobre decorações.

Finalmente a segunda edição do ciclo qt3 termina com um workshop sobre “Cozinha Tradicional”, entre 15 e 18 de maio, onde serão confecionados diversos pratos tradicionais da Ilha Terceira, entre os quais a Sopa Azeda, Sopa de Funcho, Garoupa à Vinha d’Alhos, Empadas de Garoupa, Cavalas Assadas em Folhas de Figueira ou Pudim Conde da Praia.

As inscrições para cada workshop podem ser efetuadas através do site da CCAH, em http://www.ccah.eu/formacao/, onde também constam os programas completos, conteúdos específicos e condições de participação nas ações.

A primeira edição do ciclo de workshops decorreu entre novembro de 2016 e fevereiro deste ano, esgotando todas as vagas disponíveis em cada ação, totalizando mais de uma centena de inscritos, de diversas empresas relacionadas com o setor do turismo, nas 7 ações promovidas.