Ciclo de workshops para qualificação turística na Ilha Terceira

• 3 de Novembro de 2016

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) inicia hoje, na Praia da Vitória, um ciclo de workshops para qualificação turística na Ilha Terceira, direcionado aos agentes relacionados com a indústria do turismo, com ações específicas nas áreas do digital, história e cultura, biodiversidade e comunicação.

O ciclo “Qualificação Turística Ilha Terceira” visa a melhoria e/ou incremento dos conhecimentos de todos os que tenham contato direto ou indireto com os visitantes, garantindo, assim, mais e melhor informação a quem nos visita. A iniciativa é cofinanciada pelo PO AÇORES 2020 - União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e realiza-se entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017, com um total de 61 horas e abordagens em diversas temáticas.

O primeiro workshop “Preparar o seu negócio para as low-cost” realiza-se hoje, numa organização conjunta com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, e visa dar a conhecer o perfil do viajante low-cost e aperfeiçoar e melhorar a prestação dos serviços das empresas por forma a responder às exigências do turista.

No dia 08 de novembro, no Salão Nobre da CCAH, em Angra do Heroísmo, o site de reservas de alojamento online booking.com vai apresentar os seus serviços e condições, numa sessão entre as 09h30 e as 11h30.

Entre 22 de novembro e 03 de dezembro, estão agendados workshops sobre “Roteiros Histórico e Culturais da Ilha Terceira” ministrados por Francisco Maduro-Dias. Dividem-se em sessões de sala e visitas de campo, com um total de 16 horas, onde será relacionada a História Nacional e Regional com a História Universal, destacando a especificidade da ilha Terceira e desenvolvidos roteiros abrangentes e adaptáveis, alinhados com os interesses dos turistas.

A 10 de dezembro realiza-se um workshop de 8 horas, especialmente direcionado às unidades de alojamento, sobre como Potenciar vendas em Plataformas de Reserva na Internet. Será abordada a Estratégia Digital e Mercado Digital de Turismo, especificamente no caso dos Açores, e desenvolvidas algumas Plataformas turísticas, nomeadamente Agregadores e Operadores Turísticos e Diretórios de Turismo especializado e Local.

“A Biodiversidade e as Maravilhas Naturais da Ilha Terceira” é o tema para do quinto workshop do ciclo. Identificar e reconhecer as maravilhas naturais e selvagens da Ilha terceira, conhecer detalhes sobre a biodiversidade na ilha, a composição e aspetos mais relevantes do parque natural da ilha terceira e identificar principais características e espécies do ecossistema insular marinho, são os objetivos principais do workshop. Está prevista uma sessão em sala, com 3 horas, e duas sessões de visitas, quer de campo quer marinha, com total de 12 horas, entre 20 e 28 de janeiro de 2017. As sessões serão ministradas pelos professores da universidade dos Açores Paulo Borges, Rui Elias e João Pedro Barreiros, bem como pela Diretora do Parque Natural da Ilha Terceira, Sónia Alves.

A 04 de fevereiro, o tema do workshop será a “Comunicação para Resultados”. O formador João Leite irá abordar as dinâmicas da comunicação interpessoal, bem como de apresentação para grupos, no sentido de melhoria de eficácia de comunicação interpessoal e aperfeiçoamento das capacidades e dinâmicas de comunicação para grupos.

O ciclo termina a 11 de fevereiro, com um workshop sobre “Marketing Digital - Especial Turismo – Plataformas Turísticas na Internet”. Além da abordagem sobre a Estratégia Digital e o Mercado Digital de Turismo, a formadora Ana Leitão irá aprofundar os conhecimentos acerca de alguns Agregadores e Operadores Turísticos (Logitravel, Skyscanner, Momondo, Tripadvisor), bem como de Diretórios de Turismo especializado e Local.

As inscrições para cada workshop podem ser efetuadas através do site da CCAH, em http://www.ccah.eu/formacao/, onde também constam os programas completos, conteúdos específicos e condições de participação nas ações.