Comissão Comércio CCAH: Governo deve prorrogar a linha de financiamento às empresas

• 30 de Janeiro de 2015

A Comissão do Comércio e Serviços da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo reuniu para analisar o Plano de Revitalização da ilha Terceira e, em concreto, as medidas indicadas para o setor do Comércio e Serviços.

A Comissão realça a extrema importância que o conjunto de medidas apresentadas no referido Plano poderá ter para um dos setores mais fortemente atingidos pela situação económica atual. Entre elas, é de salientar o conjunto de propostas concretas ao nível do emprego e reintegração no mercado de trabalho, mas também o programa de substituição da aquisição de bens e serviços pelos EUA com obrigatoriedade de aquisição no mercado local, bem como outras medidas da competência das Câmaras Municipais, como a isenção de licenciamentos publicitários, a dinamização cultural nos centros urbanos e a revitalização urbana.

A Comissão alerta, no entanto, para a necessidade das medidas serem implementadas com a maior brevidade, e de serem ponderadas outras medidas de cariz conjuntural de apoio às empresas, para permitir que as empresas, tão afetadas pela situação económica do país e da Região, possam evitar os despedimentos e o encerramento. Nesse sentido, a Comissão considera essencial que seja prorrogado o período de carência das linhas de financiamento às empresas por mais dois anos, com o respetivo alargamento do prazo de empréstimo. Este alargamento é considerado fundamental e urgente pela Comissão, sobretudo para os setores do comércio e serviços afetados pela redução da procura, que já se vem verificando e se prevê que se agrave nos próximos meses.