Expoterceira 2014 com mais de cinco dezenas de empresas

• 14 de Outubro de 2014

Decorre de 16 a 19 de Outubro, no Pavilhão Multiusos do Porto Judeu e áreas confinantes, a expoterceira 2014, numa organização da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e Governo dos Açores, através da SDEA. A maior mostra de atividades económicas da Ilha Terceira tem uma área com cerca de 4000m2, que inclui espaços comerciais, automóveis, restauração, animação, auditório e local para demonstrações, com a participação de mais de cinco dezenas de empresas e entidades.

A Feira tem entrada livre e é composta por duas grandes zonas. No pavilhão multissectorial, estão em exposição empresas das áreas automóvel, alimentar, construção, comércio e serviços. Na tenda, estão exclusivamente empresas açorianas prestadoras de serviços ou produtoras de bens com incorporação de matérias-primas locais, desde agroalimentares a serviços de saúde, passando pelo turismo ou artesanato. Além destes espaços, a expoterceira 2014 tem um restaurante e zonas para animação infantil, bem como um auditório e outra área para demonstrações e workshops, onde vão decorrer a maioria das atividades previstas no programa para os quatro dias da Feira.

Dias temáticos dedicados aos Nossos Produtos, Mar, Terra e Artes Tradicionais

O programa da expoterceira dedica cada dia a um tema específico, e diversas atividades relacionadas com este. No dia 16 a temática são os produtos regionais. A inauguração é às 18h, com provas de produtos regionais a partir das 19h e um show cooking de alfenim às 20h com Maria Cardoso. Às 22h atua a Filarmónica do Porto Judeu. O primeiro dia de Feira encerra às 24h.

No dia 17 a Feira começa às 18h, num dia dedicado ao Mar. Às 19h realiza-se uma mesa redonda sobre “Desafios e Oportunidades da Economia Azul”, com os convidados João Pedro Barreiros, da Universidade dos Açores, Augusto Elavai, do Serviço Regional de Estatística, e Breno Toste, da empresa Ocean Emotion. Às 20h, há um Workshop sobre “O uso terapêutico e curativo de pedras basálticas e algas”. Pelas 20h30 efectua-se um show cooking de sushi e às 22h a atuação da Filarmónica de Vila Nova de Anha.

No dia 18, dedicado à Terra, a Feira abre às 13h. Meia hora depois efetua-se um Estudo biométrico e recolha de material genético de Cães Barbados da Ilha Terceira. Às 16h um Workshop sobre “Green Smoothies”, com Avelino Ormonde da Bio Fontinhas. Às 17h30 nova mesa redonda, desta vez sobre as “Potencialidades e dificuldades da agricultura tradicional e biológica”. Os convidados são Avelino Ormonde, João Madruga, da Universidade dos Açores, e Pedro Toste, da empresa Horta da Casa. Pelas 18h30 realiza-se um Show Cooking sobre “O uso de Ervas Aromáticas na culinária”, com o Chef Raul, da Escola Profissional da Praia da Vitória. Às 22h os Só Forro atuam ao longo da Feira. O encerramento é às 24h.

No último dia da Feira, 19 de Outubro, a abertura é às 13h. Ao longo do dia realizam-se diversos workshops sobre algumas das artes tradicionais, nomeadamente Tecelagem , com Eduarda da Rocha Vieira pelas 15h, Confeção de bordados, com Sandra Pinheiro Toste da empresa João Pereira & Filhos, olaria, com Ricardo Simas pelas 17h e Latoaria, com João Diniz, pelas 18h. Às 19h há mesa redonda acerca da “Importância dos produtos regionais para a sustentabilidade da economia regional”, com os convidados Graça Silveira, da Universidade dos Açores, Augusto Elavai, do Serviço Regional de Estatística, e Lara Martinho, da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA). Às 21h atuam os 7 da vida Airada. Por fim, às 22h30 são entregues os prémios para os melhores stands. A expoterceira encerra às 23h.

Todas as informações relativas à Feira, nomeadamente programa completo, planta, notícias, divulgação e apresentações, podem ser acompanhadas em www.ccah.eu ou http://www.facebook.com/camaracomercioah.