Festivais de Gastronomia movimentaram mais de 160 mil euros

• 20 de Junho de 2013

Os Festivais de Gastronomia “Sabores da Inovação”, realizados este ano nas Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa movimentaram cerca de 162 mil euros, com quase 11 mil refeições servidas.

As iniciativas, promovidas e organizadas pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e pelos Núcleos Empresarias de São Jorge e Graciosa, decorreram entre Março e Maio, em 23 restaurantes das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, consistindo em ementas especiais, por um valor de 11€, com entrada, prato principal e sobremesa incluídos. Visam promover a inovação e criatividade na cozinha, sendo antecedidas de workshops e consultoria pela Escola Profissional da Praia da Vitória.

Terceira

Na Ilha Terceira, o Festival decorreu entre 19 de Abril e 12 de Maio, em 16 Restaurantes, mais 3 que nas edições anteriores. O volume de refeições servidas passou de cerca de 7.060 para aproximadamente 9.230, correspondendo a movimentos na ordem dos 138 mil euros nos restaurantes durante aquele período.

Os Restaurantes premiados foram eleitos por um júri surpresa, que percorre os restaurantes durante o período da Feira e avalia os pratos segundo critérios de apresentação, equilíbrio e sabor.

Deste modo, a Cozinha do Caracol e o Castelinho ganharam os troféus para a melhor entrada, o Mar à Mesa e o Restaurante Rocha o Melhor Prato de Peixe, o Mar à Mesa o Melhor Prato de Carne, a Cozinha do Caracol e o Sabores do Chef o Melhor Saudável e novamente o Mar à Mesa arrecadou o prémio para a melhor sobremesa. O Restaurante com melhor média de pontuação, portanto eleito melhor Restaurante foi, este ano, a Cozinha do Caracol. Os respetivos prémios foram entregues a 08 de Junho, durante a Feira agrocomercial 2013, organizada pela CCAH.

São Jorge

Em São Jorge, o Festival decorreu em 3 restaurantes, entre 12 e 18 de Abril, igualmente com menus de 11€, mas apenas aos jantares. O volume de refeições servidas andou perto das 700, movimentando cerca de 9.700€ durante aquele período, nos restaurantes participantes.

Os vencedores para os respetivos prémios foram conhecidos a 14 de Junho, durante a Feira Expo São Jorge, organizada pela CCAH e Núcleo Empresarial. O Restaurante Amílcar ganhou os troféus para a Melhor Entrada, Melhor Prato de Peixe, Melhor Saudável e Melhor Prato de Carne. O Açor arrecadou os prémio para a melhor sobremesa e foi eleito o melhor Restaurante.

Graciosa

Na Graciosa, o Festival decorreu em 4 restaurantes, durante um mês, 08 de Março a 07 de Abril, mas apenas quatro dias por semana, de quinta-feira a domingo. Foram servidas cerca de 970 refeições, movimentando quase 15.000€ nos participantes, durante o período do Festival.

Os prémios foram entregues a 07 de Junho, no Restaurante JALE. O Graciosa Hotel venceu os prémios para Melhor Entrada, Melhor Prato Saudável e Melhor Sobremesa. O JALE arrecadou o prémio para Melhor Prato de Carne e o JJ Snack-Bar Restaurante Marisqueira ganhou os prémios de Melhor Prato de Peixe e Melhor Restaurante.