Expo São Jorge 2013 com balanço muito positivo

• 19 de Junho de 2013

A Feira Expo São Jorge 2013, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge, realizada de 14 a 16 de Junho de 2013, junto ao Campo de Futebol Municipal das Velas, foi considerada um verdadeiro sucesso por expositores e organização.

Esta iniciativa, dirigida à participação das empresas, associadas ou não da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, teve como público-alvo a população jorgense, e procurou suscitar a curiosidade desta para os produtos, serviços e equipamentos expostos, bem como estimular a sua afluência ao espaço da feira. Este último objetivo foi amplamente alcançado, estimando-se mais de 3000 visitas nesta exposição de atividades económicas, desde a abertura na sexta-feira, 14 de Junho, até ao seu encerramento no domingo, 16 de Junho.

Ao longo deste fim-de-semana, realizaram-se espetáculos de cariz cultural (música e dança), workshops de estanho e decoupage e muita animação destinada às crianças. Numa vertente empresarial, a Sociedade para o Desenvolvimento das Empresas Açorianas, representada pela Dra. Bárbara Guimarães, apresentou uma sessão de esclarecimento sobre “As novas medidas de apoio às empresas”, assunto de interesse para os muitos empresários presentes na apresentação.

Com o intuito de estimular a criatividade e inovação na composição dos pavilhões, a CCAH promoveu um concurso através da votação dos visitantes, premiando os três melhores expositores da Expo São Jorge 2013. Como resultado da contagem dos votos, o 1º lugar foi atribuído à empresa Almeida & Oliveira, Lda. com 123 votos, o 2º lugar à empresa JorgeBloco, Lda. com 92 votos, e o 3º lugar foi entregue à Escola Profissional da Ilha de São Jorge com 90 votos.

Através de um inquérito efetuado aos empresários participantes, no final do evento, foi possível apurar que em termos de negócios, a Feira correspondeu às expetativas de 60% dos expositores e chegou mesmo a superar as expetativas de mais de 20%. Na avaliação geral da Expo São Jorge 40% dos expositores classificaram a mesma como muito boa e 100% estaria disposto a participar em 2014.

Considerada por muitos a feira com melhor layout e organização realizada nos últimos anos em São Jorge, torna evidente que deverá ser um evento a promover de forma a assegurar a sua realização nos próximos anos, garantindo a possibilidade de os empresários mostrarem os seus produtos e trocarem experiências fundamentais ao desenvolvimento económico da ilha.