CCAH reuniu com Secretário Regional do Turismo e Transportes

• 14 de Maio de 2013

A Direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) reuniu, ontem, 13 de Maio, com o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, num encontro que serviu para abordar três aspetos decisivos para o presente e futuro da economia regional: Plano Açores Logístico, Parque Tecnológico da Ilha Terceira e Reabilitação Urbana.

A criação de uma plataforma logística internacional para mercadorias no Porto da Praia da Vitoria é um projeto que a CCAH defende e acredita que será estratégico para o desenvolvimento dos Açores. O Plano Açores Logístico propõe a concretização deste projeto e demonstra os ganhos de eficiência em termos de custo e tempo, reduzindo o tempo de viagem e aumentando a frequência. Este serviço criará oportunidades logísticas para a realização nos Açores de operações de transformação ligeira e negócios de suporte, bem como todos os benefícios decorrentes do aumento da conetividade do território. A Direção considera, por isso, fundamental que se verifiquem avanços na concretização desta iniciativa.

Um outro projeto estruturante para o desenvolvimento empresarial da Região é o Parque Tecnológico da Ilha Terceira, infraestrutura tecnológica, a desenvolver em parceria com diversas entidades, entre as quais a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, para reunir unidades científicas de Investigação & Desenvolvimento, empresas, associações e serviços públicos. A CCAH manifestou ao Secretário Regional a urgência em avançar-se para a concretização definitiva deste projeto, devidamente equipado e com todas as condições para que as investigações desenvolvidas na Região tenham melhores resultados.

A reabilitação urbana é um tema que a CCAH tem levantado com frequência, acreditando que as pequenas obras podem ter grande impacto nas pequenas empresas do setor da construção. Nesta ocasião, a CCAH em parceria com as juntas de freguesia das ilhas esta a realizar um levantamento que identifica casos de edifícios degradados, ou em mau estado de conservação. Para que se possa implementar algumas estratégias de reabilitação de zonas urbanas para reinserir as pessoas nos seus locais de origem. A problemática das térmitas, a requalificação da Baía Angra do Heroísmo, modos para potenciar sistema de incentivos ao urbanismo comercial e a eficiência energética dos editícios foram outros aspetos abordados nesta temática. No fundo, a CCAH pretende o reforço dos apoios para uma estratégia de recuperação dos centros urbanos, capaz de dinamizar o comércio local através da revitalização dos centros urbanos, criando-se um nicho de empresas nos centros históricos.