Festival de Gastronomia em 16 restaurantes da Ilha Terceira

• 17 de Abril de 2013
Começa na sexta-feira, 19 de Abril e prolonga-se até ao dia 12 de Maio, a quarta edição do Festival de Gastronomia “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards”, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

Apresentado ao público no dia 11 de Abril, num jantar vínico no Clube de Golf da Ilha Terceira, o Festival vai decorrer em 16 restaurantes da Ilha, nos seus próprios horários de funcionamento. O objetivo é promover a inovação na restauração e a utilização dos produtos regionais nos restaurantes locais. Em 2012 foram servidas mais de 7.000 refeições nas três semanas de Festival, resultando num impacto na ordem dos 100.000€.

Aderiram, neste ano, 16 Restaurantes ao Festival, mais 3 que no ao passado. Ambientes com Sabores, As Nossas Ilhas, Cais d’ Angra, Casa do Peixe, Cervejaria 1516, Cozinha do Caracol, Marcelinos, Monte Brasil - Angra Marina Hotel, O Castelinho, Rocha e Six são os Restaurantes em Angra do Heroísmo. Clube de Golfe, Mar à Mesa, Mexicano Arriba, O Pescador, Sabores do Chef são os restaurantes do concelho da Praia da Vitória.

Os restaurantes têm uma ementa, com entrada, prato e sobremesa, por um preço de 11 euros. As ementas podem ser todas consultadas no site da CCAH, em http://www.ccah.eu/campanhas/campanha.php?id=34. Dando continuidade à parceria entre a CCAH e a Secretaria Regional da Saúde, as ementas edição têm, no prato saudável, a sua avaliação nutricional, resultante da consultoria especializada em Nutricionismo que a CCAH promoveu nos restaurantes aderentes. Além disso, encontram-se traduzidas em inglês.

Na página do Facebook da CCAH, http://www.facebook.com/camaracomercioah, os fãs podem consultar as novidades do Festival e concorrer a passatempos, habilitando-se a refeições.

No final do evento serão atribuídos troféus para os melhores pratos, por um júri surpresa. Além disso, o público poderá avaliar a qualidade de cada restaurante, habilitando-se a um sorteio de refeições para os clientes dos restaurantes. Em 2012, os vencedores foram O Restaurante Cozinha do Caracol, com os troféus de Melhor Restaurante melhor prato de carne e melhor sobremesa, o Restaurante Casa do Peixe, com a melhor entrada, o Restaurante Sabores do Chef com melhor prato de peixe, e um troféu dividido entre o Restaurante Six e o Clube de Golf, para melhor prato saudável.

Formação e Consultoria

A anteceder o Festival, a CCAH promoveu consultoria especializada em sala e cozinha nos restaurantes aderentes, com a colaboração da Escola Profissional da Praia da Vitória. Foram auscultadas as necessidades e prestado apoio aos 16 Restaurantes, durante um dia completo, através de um acompanhamento presencial dos consultores nos próprios restaurantes.

Adicionalmente, realizaram-se workshops no Clube de Golf da Ilha Terceira, entre 08 e 10 de Abril, num total de 15h de apoio, com a participação de cerca de quatro dezenas de elementos ligados aos restaurantes, quer na cozinha, quer na sala. Os workshops culminaram com um jantar vínico para 70 pessoas, com orientação dos formadores da Escola Profissional da Praia da Vitória.

O Festival de Gastronomia “Sabores da Inovação - Terceira Best Food Awards 2013” é organizado pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória, e com o cofinanciamento do Programa Operacional dos Açores para a Convergência (PRO CONVERGÊNCIA).