Empresários açorianos participam na quinzena empresarial Portugal/Moçambique

• 20 de Fevereiro de 2013
Cerca de dez empresas dos Açores participam na quinzena empresarial Portugal/Moçambique, que se realiza entre os dias 26 de Fevereiro e 07 de Março, nas cidades Moçambicanas de Maputo e Beira.

A participação da Câmara do Comércio de Angra do heroísmo (CCAH) nesta missão vem no seguimento da Missão Exploratória realizada em 2011, e resulta de uma parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), que está a promover a quinzena empresarial Portugal-Moçambique. Segundo o Presidente da CCAH, “os grandes objetivos desta participação são de aumentar a capacidade de exportação das empresas locais para aquele país e aproveitar novas oportunidades de investimento daquela economia, nomeadamente na área de construção civil”.

Sandro Paim falava esta tarde, em conferência de imprensa. Segundo disse, “a Quinzena Empresarial dirige-se às empresas com capacidade exportadora de duas grandes áreas: construção, imobiliário e decoração e agroalimentar”.

Assim, entre 28 de Fevereiro e 03 de Março, seis empresas da Região participam conjuntamente, num stand de 9m2, na 2ª edição da «Tektónica e Intercasa Moçambique – Feira da Construção, Imobiliário, Ambiente, Segurança e Decoração». Paralelamente, durante este período, estão previstos encontros e reuniões, participação em conferências de arquitetura e urbanismo e num fórum da construção e de arquitetura de interiores, bem como em encontros empresariais. Previamente, a 27, o grupo de empresários desloca-se à cidade da Beira, onde vão estabelecer contactos com empresas locais.

Entre 04 e 07 de Março decorre o Fórum Agroalimentar, em conjunto com uma comitiva que inclui a Ministra da Agricultura Ambiente, Mar e Ordenamento do Território. As empresas participantes daquele setor vão procurar oportunidades de negócio nas áreas dos lacticínios, doces, compotas e conservas. O Programa inclui Conferências sobre Oportunidades de Negócio e de Investimento nos Sectores Agrícola e Agroalimentar, Inovação e Tecnologia, Fornecedores de Produtos e Serviços / Distribuição e Logística e ações de Networking e Encontros bilaterais, bem como Visitas a explorações nas áreas agroalimentar e pescas e a supermercados e importadores em Maputo.

Moçambique é um país em país com mais de 23 milhões de habitantes, em franco crescimento. Prevê-se que a produção global tenha um crescimento de 8,6 por cento em 2013. Só o setor da construção deverá ter um crescimento de 5,6 por cento este ano. Segundo o Presidente da CCAH, as “proximidades linguísticas, culturais, de hábitos de consumo e processuais fazem daquele um mercado adequado para as empresas açorianas”.