Festival de Gastronomia na Ilha Graciosa

• 18 de Fevereiro de 2013
Começa a 08 de Março a 4ª Edição do Festival de Gastronomia “Sabores da Inovação - Graciosa Best Food Awards”, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e Núcleo Empresarial da Ilha Graciosa.

Este ano são quatro os restaurantes participantes: Aroma - Graciosa Hotel, JJ Snack-bar Restaurante Marisqueira, JALE e Dolphin Snack-bar. O Festival decorre entre quinta-feira e domingo, do dia 08 de Março a 07 de Abril, no horário de funcionamento dos próprios restaurantes. No período do Festival terão uma ementa, com entrada, prato e sobremesa, compostos por produtos da Graciosa, por um preço de 11 euros.

O objetivo da CCAH é promover a criatividade, inovação e utilização de produtos regionais na restauração, pelo que, no final do evento serão atribuídos troféus para os melhores pratos, por um júri surpresa. Além disso, o público poderá avaliar a qualidade de cada restaurante, habilitando-se a um sorteio de refeições para os clientes dos restaurantes.

Em 2012 foram servidas mais de 1600 refeições especiais durante as duas semanas de Feira, mais 200 refeições que na edição de 2011.

Jantar Vínico e Consultoria

A anteceder o Festival deste ano, a CCAH promove formação e consultoria especializada em sala e cozinha nos restaurantes aderentes, com a colaboração da Escola Profissional da Praia da Vitória.

A Formação culmina com um jantar vínico, que se realiza hoje, pelas 20h00, no Restaurante Graciosa Hotel, com a presença de cerca de 50 pessoas. O jantar é preparado pelos cozinheiros dos restaurantes participantes e servido pelos chefes de sala, com orientação dos formadores da Escola Profissional da Praia da Vitória. Vão ser servidos diferentes pratos com produtos regionais todos eles apelando à inovação na cozinha.