Conferência “Açores – Preparar o Futuro” em Angra do Heroísmo

• 15 de Fevereiro de 2013
A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo promove, nos próximos dias 22 e 23 de Fevereiro, no auditório da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, a Conferência “Açores – Preparar o Futuro”.

A Conferência surge “no seguimento de um conjunto de trabalhos desenvolvido pela Câmara do Comércio numa ótica de preparação do futuro dos Açores a médio/longo prazo”, afirmou o Presidente da CCAH, Sandro Paim, na conferência de imprensa de apresentação do evento. Dando como exemplo os resultados práticos do documento extraído do Meeting Empresarial, em Novembro de 2012, “cujas propostas foram explanadas em grande parte na Agenda para a Competitividade do Governo Regional”, Sandro Paim considera que, desta vez, o objetivo final da Conferência é “preparar um documento para se apresentar ao Governo Regional, onde estejam expressas as principais áreas de atuação numa perspetiva estrutural”. Nesse sentido, a conferência foi programada para dois dias de comunicações e debates. O primeiro, 22 de Fevereiro, numa perspetiva mais ampla, e o segundo, 23 de Fevereiro, numa perspetiva mais sectorial. Académicos, ex-ministros, economistas, empreendedores e administradores empresariais compõem o vasto painel de oradores.

Assim, no dia 22 de Fevereiro, a Conferência começa às 14h00, com a Sessão de Abertura, seguindo-se uma comunicação por parte do ex-Ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio. O 1º Painel vai fazer um enquadramento regional, nacional e internacional da Região, com os temas “Açores em Números”, pelo diretor-geral da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, António Maio, “Carta Regional da Competitividade dos Açores”, pelo coordenador do grupo que elabora as cartas regionais da competitividade da Associação industrial Portuguesa, José Veiga Simão, “Oportunidades e ameaças para combater a crise”, pelo professor da Universidade dos Açores, Nuno Martins e “Os Açores no novo ciclo de fundos comunitários”, pelo Diretor Regional do Planeamento, Rui von Amann. O 2º Painel vai procurar estratégias de futuro para a economia da região. “Empreender e Inovar”, “Mobilidade e Conetividade dos Açores” e “Crescer com Inovação – Um desafio Inteligente” serão os temas em análise.

No dia 23 de Fevereiro, a comunicação de abertura será efetuada pelo ex-Presidente da Assembleia Regional dos Açores, Álvaro Monjardino. Seguem-se painéis específicos para cada setor de atividade, com início para a Indústria. O Mar e seu potencial vai ser abordado pelo pró-reitor da Universidade dos Açores para assuntos do Mar, Ricardo Serrão, e o setor agroindustrial e suas oportunidades vai ter comunicação da eurodeputada eleita pela Região Autónoma dos Açores, Maria do Céu Patrão Neves. O painel 4 vai abordar a Saúde, com os temas “Sustentabilidade e Modelo de Gestão”, pela Presidente da Comissão Executiva do Espirito Santo Saúde, Isabel Vaz, e a procura de novas oportunidades para o setor, nomeadamente na vertente turística, com intervenções da Presidente do Conselho de Admisntração da SAUDAÇOR, Rosa de Matos e o case study do Health Cluster Portugal, pelo seu diretor-executivo. Joaquim Cunha.

Depois de almoço, a conferência encerra com as temáticas do turismo e regeneração urbana. No turismo, serão propostas novas abordagens para o seu desenvolvimento, através do professor da Universidade de Aveiro, Carlos Costa. Segue-se o Presidente do Grupo Lágrimas Hotels & Emotions, Miguel Júdice, com uma comunicação acerca do “Empreendedorismo Turístico” e o Diretor Regional dos Transportes, Luís Quintanilha, para falar sobre o “Modelo de Transporte Adequado à Realidade dos Açores”. Por fim, a temática “Regeneração Urbana”, vai analisar oportunidades para um setor essencial para a economia local, com impacto direto no comércio e na área da construção. Os convidados serão os professores João Sousa Morais e Carlos Ferreira.

A Conferência “Açores – Preparar o Futuro” realiza-se no auditório da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, com inscrições gratuitas para empresários Associados da CCAH e limitadas aos lugares existentes.

No anexo pode aceder a som da conferência de imprensa, bem como ao programa completo da conferência "Açores - Preparar o Futuro".