Conferência Internacional de Empreendedorismo foi um êxito

• 12 de Abril de 2011

Mais de 500 pessoas assistiram, no passado sábado, 09 de Abril, à Conferência Internacional do Empreendedorismo, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. O evento, organizado pelo jovem André Leonardo, em parceria com a Câmara Municipal e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), juntou um leque distinto de personalidades que abordaram a temática do empreendedorismo sobre diversas vertentes, apresentando práticas inovadoras e testemunhos a nível empresarial.

No 1º painel, com o tema Empreendedorismo, Economia e Finanças, a professora Virgínia Trigo desmistificou o conceito de empreendedorismo, sublinhando a sua vertente comportamental e de criação de valor e riqueza e lembrando que é em alturas de crise económica e retracção que aparecem as empresas mais inovadoras. Rui Vinhas da Silva apresentou a economia portuguesa numa visão do exterior, dando novas ideias de empreendedorismo. Por fim, Pedro Carrilho, autor de “O seu primeiro milhão”, defendeu o investimento em educação financeira.

O 2º painel foi exclusivamente açoriano, abordando o tema dos Recursos, Potencialidades e Viabilidade dos Açores. Sandro Paim, presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, realçou a importância do empreendedorismo para a competitividade das empresas regionais, e destacou alguns projectos da CCAH para o incentivo às actividades empreendedoras. O Director Regional de Apoio ao Investimento e Competitividade, Arnaldo Machado, apresentou os apoios que o Governo Regional tem para os jovens empreendedores, nomeadamente o Empreende Jovem e o SIDER. Nélia Branco, do Gabinete de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, explicou como a Universidade pode fazer a ponte entre teoria e prática.

Depois de uma pausa para almoço, a Conferência Internacional do Empreendedorismo regressou com a temática Gestão, Empreendedorismo e Sucesso, e uma comunicação do Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Luís Filipe Vieira fez o balanço do seu mandato no clube e apresentou a evolução da Instituição a nível financeiro e de associados, destacando os grandes pilares que alicerçaram o crescimento do clube: definição de uma estratégia e o recrutamento dos melhores profissionais para a executar, a construção do novo estádio da Luz, o kit sócio e a Benfica TV. Luís Marques, Director Geral da SIC, realçou os elementos chave de sucesso da gestão do Século XXI, risco e inovação, dando como exemplo a evolução da televisão. Por fim, Alfredo Casimiro, apresentou o Grupo Urbanos, e deu exemplos de práticas empreendedoras tomadas na empresa.

Por fim, o professor catedrático do ISCTE Business School, José Crespo Carvalho, abordou a estratégia no empreendedorismo e os factores críticos de sucesso nos Açores. Seguiu-se um painel composto pelo estilista Manuel Alves, que é um exemplo de como a paixão e dedicação ao que se faz é fundamental no empreendedor, o ex-Director da incubadora de empresas e cidade tecnológica Valnalón, em Espanha, e a Presidente do Conselho Técnico - Ambiental de Vaxjo, na Suécia, que deram exemplos de como se podem transformar pequenas localidades em regiões empreendedoras, quer a nível ambiental, quer a nível social.

Esta foi a primeira conferência do ciclo de conferências que a CCAH tem agendado para 2011.