Alterações nos Sistemas de Incentivos são importantes para o crescimento económico

• 10 de Fevereiro de 2011

A Direcção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) recebeu, esta manhã, o Secretário Regional da Economia, para apresentação e discussão das alterações, propostas pelo Governo Regional, aos Sistemas de Incentivos para o Desenvolvimento Regional em vigor na Região Autónoma dos Açores.

Segundo o Presidente da CCAH, as alterações terão um “impacto positivo no “aumento da competitividade, da qualidade de serviço e da inovação”, pois é “necessário um maior investimento privado para a economia crescer e aumentar o emprego”. Sandro Paim considera que as propostas vão “quase totalmente de encontro às expectativas que a CCAH tinha para a reformulação dos Sistemas de Incentivos”, nomeadamente no urbanismo comercial e na vertente da exportação.

Em relação às reformulações no urbanismo comercial, o Presidente da CCAH considera que são muito positivas e tocam em pontos fundamentais para “aumentar a atractividade e o fluxo das pessoas aos centros urbanos”, indo, também, de encontro às “preocupações do cluster da construção”.

Relativamente às exportações, as alterações “estão de acordo com as preocupações crescentes das empresas com cariz de exportação”, mas a CCAH tem uma “perspectiva um pouco mais abrangente”. A Associação Empresarial considera que a base da exportação deve ser, não só os produtos exportáveis, mas também as “empresas que, de alguma forma, prestam serviços ou vendem produtos para exportação”.

A CCAH irá analisar as propostas no prazo de uma semana, e considera que a implementação deve ser feita o mais rapidamente possível. Nesse sentido, comprometeu-se a fazer um “esforço junto dos empresários, em parceria com o Governo Regional, para informar das alterações e incentivá-los a investir”, de modo a que se dêem “os passos certos para o desenvolvimento da economia”.