Empresários reuniram-se com destacamento americano da Base das Lajes

• 1 de Fevereiro de 2011

Com o objectivo de fomentar o intercâmbio empresarial entre as forças americanas estacionadas na Base das Lajes e as empresas locais, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) promoveu, a 27 e 28 de Janeiro, duas reuniões sectoriais, respectivamente nos sectores do Turismo e Construção Civil, com responsáveis da Base Aérea das Lajes.

A primeira, do sector do Turismo, incidiu sobre a promoção das empresas na Base. Este é um factor de constrangimento para as empresas locais, já que não é permitido fazer promoção directa, nem das empresas, nem dos seus serviços, o que seria relevante, especialmente para atenuar os efeitos da sazonalidade sentidos durante a época baixa. No entanto, há formas de contornar esta dificuldade. A principal é através do patrocínio de eventos que existem dentro da base em que a empresa pode oferecer um prémio e o seu nome fica sempre associado ao prémio durante todo o período de divulgação do evento. Outra será a empresa disponibilizar os seus serviços ao departamento de marketing do destacamento norte-americano da base, para quando for necessário recorrer ao exterior, aquele destacamento possa contactar a empresa.

A segunda reunião, do sector da Construção Civil e Projectistas, visou fomentar o incremento comercial, já existente, da construção civil e fiscalização de empreitadas. Neste campo, a CCAH disponibilizou-se a colocar um técnico sob formação no escritório dos contratos, de modo a inteirar-se sobre os procedimentos no acesso aos concursos do destacamento norte-americano da base. Foi proposto, ainda, aos técnicos do escritório dos contratos, a visita a empresas locais, de modo a tomarem conhecimento da realidade destas. A reunião serviu, ainda, para abrir uma nova área de exploração, que é a de execução de projectos de arquitectura e especialidades. Até agora não se tem verificado colaboração entre as empresas locais e o destacamento nesta área, mas as partes comprometeram-se ao esforço da promoção nesse sentido.

Estas reuniões surgiram no seguimento do Negócios ao Pequeno-Almoço, do dia 28 de Outubro, onde ficou estipulado o agendamento periódico de encontros entre responsáveis das empresas locais e do destacamento norte-americano da Base das Lajes. Em Março vai ter lugar nova reunião, desta vez do sector da alimentação.