Sistema de Normalização Contabilística obriga empresas a novas adaptações

• 14 de Junho de 2010

Cerca de meio centena de empresários assistiram, a 09 de Junho, na Escola Profissional de São Jorge, a um seminário sobre o novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), promovido pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) e pelo Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge.

Este novo Sistema entrou em vigor em Janeiro de 2010 e revoga o Plano Oficial de Contabilidade (POC), utilizado desde 1977.

O SNC coloca às empresas novos desafios, visto que terão de adaptar a sua estrutura financeira e contabilística de acordo com as Directivas Contabilísticas Comunitárias. A consultora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Paula Franco, foi a oradora convidada.

Na Sessão, considerou que o SNC provocará mudanças nas áreas contabilísticas e financeiras que, afectando as empresas, influenciarão a actividade económica. Lançou um alerta para um “maior envolvimento dos empresários na contabilidade das empresas” recomendando-os a “anteciparem o impacto das normas” no sentido de “reduzirem os riscos”, simplificando o processo de transição e contribuindo para o sucesso do mesmo.

O novo Sistema pretende proporcionar às empresas a disponibilização e acesso a informação financeira clara e precisa. Uma das principais dificuldades que o SNC poderá provocar prende-se com as profundas diferenças entre o novo código de contas e o POC previamente em vigor, e que, entre outras coisas, compreende alterações em classes de contas, criação de novas classes e adaptação de vocabulário que introduz novos termos.