Mais de 4200 refeições na Feira de Gastronomia

• 26 de Maio de 2010

Foram vendidas mais de 4 mil e 200 refeições nos 13 restaurantes que participaram na Feira de Gastronomia “Sabores da Inovação – Terceira Best Food Awards 2010”, realizada entre 28 de Abril e 09 de Maio, na Ilha Terceira.

O balanço feito pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo aponta para resultados extremamente positivos, com valores totais total superiores a 38 mil euros, só nos menus de feira.

Em média, foram servidas mais de 330 refeições por dia apenas referentes à ementa especial da Feira. Segundo Sandro Paim, Presidente da CCAH, “o evento superou as expectativas de todos quer da CCAH quer dos restaurantes o que nos deixa muito satisfeitos. Aliás já estamos a trabalhar na realização de outros eventos desta natureza e na realização da segunda edição da Feira em 2011.”

Na cerimónia de encerramento, foram entregues quatro troféus eleitos por um júri especializado. Os melhores pratos de carne e peixe foram do Restaurante Ambientes com Sabores, a Melhor sobremesa do Restaurante Copos & Cª e a melhor entrada do Restaurante Sabores do Chef. Foi, ainda, entregue o troféu de melhor restaurante, eleito pela comunicação social local, ao Restaurante Cozinha do Caracol.

Clientes

Para os clientes dos restaurantes foram sorteadas 3 viagens duplas a Paris, Lisboa e Madeira. Além disso, o público avaliou a qualidade de cada restaurante, com resultados muito positivos. Qualidade de serviços, ementas e refeições estão bastante acima da média. Decoração e carta de vinhos, apesar de também obterem boa avaliação, são, de acordo com os clientes, os factores que necessitam de melhoramento em alguns dos restaurantes participantes.

Formação e consultoria

Antes da Feira “Sabores da Inovação”, a CCAH desenvolveu formações em “Cozinha Pura”, “Formação de Sala” e “Elaboração, análise e planificação de cartas e ementas”, realizadas no Clube de Golfe da Ilha Terceira, bem como consultoria especializada nos restaurantes. Além disso, promoveu um Workshop de demonstração de produtos regionais, estabelecendo um canal directo de ligação entre os produtores e os gerentes e proprietários dos restaurantes, de modo a estimular a aposta nos produtos locais.