Produtores regionais lançam novos produtos

• 7 de Abril de 2010

Colocar nas mesas dos restaurantes da Ilha Terceira mais produtos regionais. Foi com esse objectivo que a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo juntou esta manhã produtores regionais, com chefes de cozinha, empregados de mesa e gerentes de restaurantes.

Realizado no âmbito da Feira de Gastronomia “Sabores da Inovação”, o Workshop de apresentação e exibição de produtos regionais, que decorreu hoje no Clube de Golfe, permitiu aos produtores da região lançarem algumas novidades.

A Empresa Ideal de Panificação Terceirense exibiu 16 tipos de pão diferentes, entre os quais um novo pão, meio-sal de fibras e flocos, com características orgânicas, que vai de encontro às novas exigências da redução de sal no pão. Além disso, a doçaria tradicional e diversas entradas, como pasteis ou empadas estiveram em cima da mesa para provas.

Nos produtos hortícolas, a empresa Avitoste lançou a nova marca “A Horta da Casa”, apostando na inovação e nos produtos já preparados para o canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés). As “novas tendências” e o “cheiro a vegetais” são as características da marca. Entre os produtos apresentados esta manhã, para “sair da rotina”, estiveram uma vasta gama de ervas aromáticas e diferentes tipos de saladas.

Vinhos e Queijos

A Adega Cooperativa dos Biscoitos levou ao Clube de Golfe um novo vinho. Designado Tinchão, é produzido nas variedades Branco e Tinto e tem uma menor percentagem de verdelho e menor graduação que outros vinhos da Cooperativa, como o Magma.

Nos produtos lácteos, a UNICOL apresentou os queijos Ilha Branca, o Flamengo Barra e o Castelinhos, aquele que é mais apropriado para sobremesas, e cuja saída é maior junto do mercado local da restauração. Os sumos Pips, a manteiga Milhafre e as natas frescas foram outros produtos exibidos pela União das Cooperativas de Lacticínios Terceirense.

Ainda nos lácteos, o Queijo Vaquinha levou para mostra os seus 4 tipos de Queijo: o fresco, o picante, o Ilha Terceira e o Tradicional, de fabrico artesanal e sem sal na massa. Actualmente, apenas 5% da produção da empresa é vendida para a restauração local.

O Workshop de apresentação e exibição de produtos regionais insere-se nas actividades de preparação para a Feira “Sabores da Gastronomia – Terceira Best Food Awards 2010”, que irá decorrer nos restaurantes da Ilha entre 23 de Abril e 09 de Maio. Neste momento, decorrem formações em “serviço de sala” e “cozinha pura”, contando com cerca de meia centena de formandos.