Relatório e Contas da CCAH aprovado por unanimidade

• 1 de Abril de 2010

O Relatório e contas da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) foi ontem aprovado por unanimidade, em assembleia-geral realizada no Salão Nobre da Antiga Sede da CCAH, em Angra do Heroísmo.

Cerca de 30 Associados estiveram presentes na Assembleia-geral ordinária, onde foi apresentado o balanço das actividades e contas da Associação Empresarial em 2009.

Em resumo, a CCAH apresentou saldo positivo no movimento de associados, com o maior número de novas inscrições dos últimos dez anos, 96.

A CCAH realizou 89 eventos, uma média de dois eventos por semana, entre os quais sessões de esclarecimento, duas exposições de actividades económicas, campanhas de dinamização do comércio, cinco debates de propostas autárquicas, feiras outlet e a conferência transatlântica das energias renováveis. Continuou a desenvolver o projecto de Parcerias Especiais contando com 65 parceiros das mais diversas áreas e sectores de actividade.

Nos incentivos, foram analisadas 50 candidaturas no SIDER, 36 aprovadas, e foram analisados 46 pedidos de pagamento no âmbito do Subsistema de Apoio para o Desenvolvimento Local.

Contactaram o Departamento Jurídico uma média de 10 associados por dia. O âmbito dos serviços daquele departamento foi alargado em 2009, incluindo, por exemplo, o apoio aos associados jurídico aos associados junto dos tribunais.

Realizaram-se 43 cursos de formação profissional, que envolveram 947 horas de formação e 573 formandos, mais centena e meia que em 2008. Ainda no âmbito da Formação Profissional, foi implementado um projecto de Formação à distância, FOTURIS, e foi criado o Plano Fidelidade, que permite, na participação de mais de dois colaboradores da empresa em cursos de formação, inscrições gratuitas no semestre seguinte.

No programa QualimAçores, de Segurança e Qualidade na Manipulação dos Alimentos, estiveram inscritas, em 2009, 84 empresas das Ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge.

A conclusão unânime da Assembleia Geral foi que, cada vez mais, a Associação Empresarial desenvolve um papel fulcral, contribuindo para o desenvolvimento do tecido empresarial e para o desenvolvimento da própria Região Autónoma dos Açores. No final foi ainda dirigido um voto de louvor aos colaboradores da CCAH.