Empresários esclarecem dúvidas sobre procedimentos a ter na luta contra a Gripe A H1N1

• 18 de Agosto de 2009
Sessão de Esclarecimento “Gripe A H1N1”
Empresários esclarecem dúvidas sobre procedimentos a ter na luta contra a Gripe

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) organizou ontem dia 17 de Agosto uma sessão de esclarecimento sobre a Gripe A H1N1. O evento teve lugar na antiga sede da CCAH pelas 15h e contou com a presença do Presidente da CCAH, Sandro Paim, e de José Barbeito, delegado de Saúde de Angra do Heroísmo.

Esta sessão de esclarecimento faz parte do Plano Açores, Destino Seguro, uma iniciativa pioneira da CCAH que visa minimizar o impacto da gripe A H1N1 no arquipélago.

Segundo o Presidente da CCAH, os objectivos do plano são desenvolver a confiança na Região, esclarecer e informar as empresas sobre a gripe A e formar as empresas para que possam prevenir a expansão do vírus. Além disso, para o sector do Turismo, este Plano pretende realizar “acções de charme” para preservar os empregos do sector e reactivar o fluxo turístico.

De acordo com o Presidente, a CCAH também pretende criar um Fundo de Apoio às empresas afectadas pela gripe A e um orçamento específico para este Plano.
O Delegado de Saúde de Angra do Heroísmo, José Barbeito, iniciou a sessão de esclarecimento explicando o que é a Gripe A H1N1. Tendo de seguida abordado a importância do envolvimento de todos os sectores da sociedade para combater esta gripe.

Neste sentido o Delegado sublinhou que as empresas devem contar com um plano de contingência cujos objectivos são manter a actividades produtivas face a um absentismo laboral significativo, adoptar medidas de protecção contra a gripe, designar um coordenador e uma equipa com uma cadeia de comando definida e assegurar reserva de bens essenciais para o plano.

Além disso, o Delegado focou a importância das empresas elaborarem estratégias de comunicação no seio das empresas para evitar situações de pânico. A sessão terminou com perguntas e dúvidas dos empresários presentes na sessão.

A CCAH irá realizar amanhã uma sessão de esclarecimento na ilha Graciosa estando prevista a realização na ilha de São Jorge para dia 2 de Setembro.