Empresas devem apostar na Gestão dos Resíduos

• 30 de Julho de 2009

A gestão de resíduos é, hoje, uma oportunidade de negócio para as empresas regionais. Esta ideia foi defendida pelo Director Regional do Ambiente, a 29 de Julho numa Sessão de Esclarecimento sobre o tema dos resíduos, organizada pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

De acordo com Frederico Cardigos “há várias tipologias de resíduos ainda sem solução na Ilha Terceira”, pelo que “é uma oportunidade única de investimento para os privados”. Segundo disse, além do Governo Regional “apoiar o transporte dos resíduos para destino final adequado” via marítima inter-ilhas e para o continente português, “até ao final de 2009 os operadores estarão também isentos de pagar taxas de licenciamento”.

Falando para uma assistência com cerca de 30 empresários, o Director Regional apelou às “boas práticas na gestão integrada dos resíduos” afirmando que a “prevenção, reutilização, reciclagem ou outras formas de valorização integrada a nível da Região são também uma forma de poupança para as empresas e cidadãos”.

Lembrou, também, que “a gestão de resíduos é da responsabilidade do respectivo produtor, logo estes têm o dever de assegurar que os seus resíduos são encaminhados para destino adequado”. A excepção são os resíduos urbanos cuja produção diária não exceda os 1100 litros por produtor, cuja responsabilidade cabe aos municípios.

A Sessão de Esclarecimento contou, ainda, com intervenções por parte de representantes dos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo bem como da Empresa Municipal Praia Ambiente e da PSP.