CCAH propõe Plano de Acção “Açores – Destino Seguro”

• 24 de Julho de 2009

Preocupada com a propagação do vírus gripe A em Portugal, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) entregou, dia 21 de Julho, à Direcção Regional do Turismo, um Plano de Acção de Apoio ao Turismo, de modo a minimizar o impacto da gripe A H1N1 no arquipélago.

Denominado “Açores – Destino Seguro”, este Plano pretende desenvolver a confiança na Região, informando e esclarecendo as empresas sobre a doença e formando os empresários e colaboradores para que possam prevenir a expansão do vírus. Especificamente para o sector do turismo, pretende-se realizar “acções de charme”. Alguns exemplos propostos pela CCAH são a entrega de vouchers de férias gratuitas para todos aqueles turistas que foram afectados por esta doença, a realização de “fam trips” com o objectivo de demonstrar aos operadores turísticos que este é um destino seguro ou ainda as companhias que voam para os Açores sortearem, nos voos com outros destinos, uma passagem aérea para o destino Açores, que poderia ser utilizada na época baixa. Estas acções pretendem minimizar os custos que o impacto desta epidemia terá na economia regional.

Outra das iniciativas deste plano é a criação de um Fundo de Apoio às empresas afectadas pela Gripe A N1H1, sendo aplicado a todas aquelas cuja funcionalidade parcial ou total seja posta em causa.

A CCAH propôs a composição de um grupo de trabalho alargado de diferentes entidades, para desenvolver um trabalho intenso durante o mês de Agosto no sentido de definir exaustivamente as acções a serem desenvolvidas de forma a que o Plano possa ser implementado a partir do dia 1 de Setembro. O Plano identifica ainda quatro âmbitos operacionais: Marketing e comunicações, Formação profissional, Recuperação do desenvolvimento pela via da sustentabilidade e Gestão de riscos.

O Plano encontra-se agora a ser estudado pela Direcção Regional do Turismo, estando a CCAH a aguardar parecer positivo com o intuito de avançar com a sua implementação indo assim de encontro às expectativas e preocupações dos empresários.

Pode consultar o Plano de Acção proposto no ficheiro para download